del pueblo
Semillas
sobre nós
Declaração de Solidariedade Internacional com a Lei de Sementes da Venezuela
Em 2013, a campanha Venezuela Livre de OGM iniciou seu trabalho no nível nacional e participou ativamente da mobilização, organização e sistematização do debate popular constituinte pela nova lei de sementes na Venezuela.
Em 2015, após a aprovação da lei de sementes, um grupo de agricultores e movimentos agroecológicos que participaram do debate sobre a lei de sementes criou uma rede e, assim, surgiu o Movimento Popular de Sementes. O movimento é composto por grupos de agricultores urbanos, organizações de pequenos agricultores do campo (na região oeste e leste do país), organizações de distribuição de alimentos que articulam redes de campo e pesquisadores na área de agroecologia e soberania alimentar.
nossas ações
Nosso trabalho é focado em:
Plano Popular de Sementes: Um esforço no resgate de sementes locais, promovendo sua multiplicação e conservação como uma chave para superar a atual crise alimentar gerada pela perda de diversidade e dependência de alimentos importados. Iniciamos esse esforço trabalhando com mais de 20 variedades de vegetais, milho, legumes, tubérculos e outras culturas que foram conservadas nas comunidades, mas não são valorizadas nos principais mercados nacionais. Para isso, realizamos mais de 10 oficinas de treinamento em produção de sementes agroecológicas, preparação de fertilizantes orgânicos, reuniões para troca de sementes entre as diferentes iniciativas que participamos e também conseguimos produzir e distribuir esses alimentos em feiras locais. .
A campanha Venezuela Livre de OGMs iniciou seu trabalho em nível nacional em radiodifusão nas mídias sociais, rádio, tv, entre outros, contabilidade social sobre a atividade legislativa relacionada com sementes, capacitação técnica e coordenação internacional com movimentos sociais e universidades.
Discussão sobre a Lei de Sementes para divulgar a lei e implementar ações relacionadas às sementes camponesas indígenas e afrodescendentes locais.
doar
Atualmente, na Venezuela, a situação do país torna cada uma de nossas ações mais difícil de sustentar. Portanto, abrimos este espaço para receber contribuições monetárias que nos permitem:
Criar um Fundo de Saúde e Sobrevivência para enfrentar o alto custo dos medicamentos e outras necessidades básicas para quem trabalha na construção dessa rede.
Melhorar as condições de infraestrutura nos espaços de trabalho e manutenção de nossos meios de transporte para sustentar o trabalho de coordenação, intercâmbio e comunicação em nível nacional.
Continuar com projetos de produção de sementes e alimentos, workshops de treinamento sobre produção de sementes e manejo agroecológico, e publicação de publicações com base em nossas experiências para disponibilizá-las gratuitamente ao público em geral.
trabalho voluntário
contribuições específicas
Em cada uma de nossas ações, desejamos poder estender a rede de aliados para o trabalho que eles podem contribuir do voluntariado das formas mais criativas e diversificadas.
Escreva para nós e envie sua proposta de suporte coletivo ou individual e participe da rede. De dias de voluntariado para semear e colher sementes, trabalho voluntário para a tradução de materiais, apoio em consultoria técnica na agricultura, serviços editoriais, inovação agroecológica, formação e muito mais são algumas ideias para colaborar nesta rede.
Todas as contribuições são necessárias. Se você está interessado em apoiar com uma contribuição específica com a qual você pode apoiar: equipamentos, sementes, ferramentas, transporte, impressão ou qualquer outra contribuição, entre em contato conosco para fazer parte desta rede